quinta-feira, 28 de abril de 2011

Não acredite em tudo que a “crença” diz.

Parece bem discrepante este titulo, mas o que eu quero dizer é que “não devemos acreditar em tudo do que se diz em nome da fé” sem antes comprovar. Você pode me perguntar: Mas que fé é essa que é necessário uma prova? A fé por mais que seja a crença em algo abstrato e subjetivo ela é uma atividade puramente racional que se apóia em fatos concreto, quer um exemplo? Vou usar o texto que talvez muitos usem para tentar rebater minha idéia Hb 11. 1 é um texto excelente para dizer que a fé não se apóia em fatos, mas vamos usar uma regra bem simples da hermenêutica, lembrem-se: O sentido do texto se apóia no seu contexto.
Hebreus 11. 1 diz: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vem”. Vamos analisar este texto a luz do seu contexto. Primeiro: no verso 32-39 do capitulo 10 o autor de Hebreus faz um apelo para que os irmãos hebreus se fortaleçam e não negue a fé (tudo indica que aqueles cristãos estavam sendo perseguidos) lembrando de fatos do passado que pedia edificá-los, então ele entra no assunto propriamente dito no capitulo 11 que é a natureza da fé. Segundo: no versículo 1 ele fala da natureza da fé, conquanto no versículo 2 e 3 ele fala dos fatos que nossa fé se apóia. Veja verso 3: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem” .
Pêra aí, mas o que quer dizer “a convicção de fatos que não se vêem”? (Hb 11. 1). Alguém viu Deus criando o universo? Ou melhor, alguém viu Deus Pai? O ato criativo de Deus ninguém viu, mas, a criação podemos ver. Um dos grandes teólogos da nossa era John R. W. Stott em seu livro “Crer é também pensar” faz uma distinção da fé e da credulidade, ele diz:
“Fé não é credulidade. Ser crédulo é ser ingênuo, completamente desprovido de qualquer critica, sem discernimento, até mesmo irracional, no que crê. Porem é um grande erro supor que a fé e a razão não são incompatíveis. A fé e visão são postas em oposição, uma a outra, nas Escrituras, mas nunca a fé e a razão. Pelo contrario, a fé verdadeira é essencialmente racional, porque se baseia no caráter e nas promessas de Deus. O crente em cristo é alguém cuja a mente medita e se firma nessas certezas”   
Pois bem, porque estou tratando deste assunto? Recentemente um blog do município de Lages (http://blogdelajes.blogspot.com/) publicou um acontecimento ocorrido em 12 de outubro de 1995. Que foi o ato estúpido do pastor da URD, conhecido como Von Helder, aquele que “chutou a santa”. Relatando o fato, na postagem registra uma suposta convenção deste pastor, apos Nossa Senhora Aparecida ter “aparecido” em forma de enfermeira, “um milagre”.
Na postagem não diz, mas este fato foi confirmado na emissora de TV Cação Nova. Só que o narrador do fato na Cação Nova ele não divulgou algumas informações importantes: Datas? Quando? O nome da clinica nos Estados Unidos, nome do diretor.
O fato não foi confirmado até hoje nas principais emissoras do Brasil, como aconteceu quando ele chutou a Santa. Bem, em fim não existe fatos que comprovam a tal convenção do pastor, o que me deixa mais indignado é a informação final da postagem “hoje conta sua historia para quem quiser ouvir”. Em fim, eu como tenho um espírito inquieto, fui pesquisar e não foi exatamente este fato que eu encontrei. Em um dos sites de consultas, acredito um dos mais respeitados, diz que o tal pastor foi condenado em 1997, foi condenado dois anos e dois meses de prisão por crimes de discriminação religiosa e vilipendio a imagem. E não saio da URD, continua lá trabalhando como obreiro.
Acesse:
http://www.informativobatista.net/news.php?readmore=46
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chute_na_santa

Talvez o amigo leitor não tenha tempo para ouvir, mas este link é uma pregação de Von Helder após o acontecimento: http://www.youtube.com/watchv=3SCt20WVYHU&feature=related. (Não compartilho desse tipo de mensagem mas, é um fundamento do que falo)    
Não quiz aqui ferir a fé de ninguém, pelo contrario o meu compromisso é com a fé que se baseia na verdade, por isso não acredito em tudo que se crê.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário