terça-feira, 19 de abril de 2011

Desenvolvimento da Hermenêutica na Historia; Parte III.

Tamás de Aquino
Idade Media (590-1500).
Nesse período o método dos quatro sentidos (a quadriga), prevalecia entre os interpretes da igreja, o método foi considerado mais eficaz por Agustinho, então foi o método que prevaleceu na Idade Media.
Nesse período podemos destacar alguns pontos relevantes para nosso estudo, como por exemplo, o fato de que a interpretação nessa época estava amarrada pela tradição, inclusive foi um período considerado até de pouca erudição, maior parte dos estudantes da bíblia devotava-se a estudar e compilar as obras dos Pais Primitivos. Virkler diz:
“Durante esse período, aceitou-se geralmente o principio de que qualquer interpretação de um texto bíblico devia adaptar-se à tradição e a doutrina da Igreja. A fonte da teologia dogmática não era só a bíblia, mas a Bíblia conforme a tradição da Igreja a interpretava” (Hermenêutica Avançada p. 47).
A bíblia era submetida à tradição eclesiástica nesse período, só a igreja com seu colegiado podiam interpretar a bíblia e o método que prevalecia para sua interpretação era o “alegórico”.
Houve aqueles que ainda consideravam o método Histórico-Gramatical, como, os judeus espanhóis dos séculos XII e XV que incentivaram o retorno a um método de interpretação histórico-gramatical. Os vitorinos da Abadia de São Vitor, em Paris, defendiam a tese de que o significado da Escritura deve encontrar-se em sua exposição literal de preferência à alegórica. Propunham que a exegese desse origem à doutrina ao invés de fazer o significado de um texto coincidir com ensino eclesiástico anterior. Nicolau de Lyra (1270? - 1340?) foi um homem que causou um profundo impacto sobre o retorno à interpretação literal. A obra de Nicolau de Lyra influenciou profundamente a Lutero, e muitos há que crêem que, sem a sua influência, Lutero não teria dado inicio a Reforma.
Também entre as exceções, podemos considerar Tomás de Aquino, que procurava dar primazia ao sentido primário.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário