segunda-feira, 4 de abril de 2011

Druidismo.


Imagem de um druida

Filósofos, Poetas, Sacerdotes, Legisladores, Conselheiros, Historiadores e Magos. Estas são algumas das palavras usadas pelos escritores clássicos como Polibio, Plínio, o Velho, Tito Livio, e Estrabão, que travaram contato com os druidas e as druidesas da Grã-Bretanha da Gália (atual França) e da Irlanda.
Quero então falar mais um pouco dessa apaixonante cultura, a cultura celta, sobre um dos aspectos que eu particularmente considero o mais fascinaste, porque quase não se tem nada escrito sobre, a não serem os relatos dos historiadores que tiveram contato e os achados arqueológicos, tornando assim este estudo um verdadeiro quebra-cabeça. O que falo é da pratica religiosa denominada druidismo. Segundo especialistas em historia das Religiões, druidismo é uma religião xamanica e totêmica, entre outros princípios, reverencia a natureza como sendo sagrada. O druidismo é uma religião politeísta, tribal, pagã e exclusivamente celta.
O druidismo era considerado a unidade polica-religiosa da cultura celta, portanto, os druidas cultuavam somente deuses celtas. Como relata a Dr. Miranda Green e tantos outros historiadores e arqueólogos.
“As fontes de pesquisa sobre o druidismo são praticamente as mesmas dos celtas, com um pouco mais de restrição, pois não encontramos em todas as sociedades celtas, ou seja, somente em textos medievais, de origem por vezes meramente mitológica, com dados da arqueologia e relatos romanos. Por isto, muitos da historia dos druidas até hoje é um grande mistério para os historiadores oficiais; sabe-se que realmente existiram entre os povos celtas, mas que não nasceram nesta civilização” (O mundo dos druidas - Dr. Miranda J. Green  - Ed. Thomas Hudson 1997)
Segundo Rowera Arnehoy Seneween, pesquisadora da cultura celta e do Druidismo, “há muita especulação sobre o que é e o que não é celta”. Sabemos que os celtas não deixarão nenhum registro da sua historia, apenas relatos baseados na visão de seus inimigos romanos, militares e historiadores, e, posteriormente, monges da Idade Media, além de achados arqueológicos, que nos ensinam muito sobre a cultura celta e não dão uma leve noção sobre as praticas religiosas dos druidas.
O que se sabe é que os druidas formavam uma elite na sociedade celta, onde ocupavam os cargos de sacerdotes, bardo, magistrado, mago, medico, juízes e diplomatas, tentando, sempre que possível, construir novas alianças,  constituir e cultivar a paz entre os reinos celtas.
Podemos encarar os sacerdotes no druidismo como um agente equilibrador com a responsabilidade de curar a tribo, assim como, curar a si mesmo e o próprio planeta. A arte da cura sempre foi muito evidente nas praticas druidicas, bem como em todas as praticas de caráter xamanico, que cultivam ações semelhantes.
_______________________________
Para um maior aprofundamento do assunto acesse: WWW.templodeavalon.com.br   

Nenhum comentário:

Postar um comentário