domingo, 24 de abril de 2011

Metamorfose do Poder.

Vamos dar um intervalo nos artigos sobre hermenêutica, e vamos refletir um pouco sobre o “poder”. O poder é algo que o homem desde muito tempo buscou, mas a pergunta é o que é o poder? Diria que o poder é a possibilidade de algo, de exercer a autoridade, a soberania, ou império de cada circunstância. Ter o domínio, a influência ou força, ter poder é está em evidencia, ser visto, pois você domina você tem poder. Tem coisa mais atraente do que isto? Em toda a historia da humanidade surgiu alguém que exerceu o domínio, não que só ele almejasse o poder, pois a sede de poder é inerente a todo homem, todos nós queremos dominar seja o que for, só que estes que se destacaram usaram a ambição com a inteligência, duas coisas que se o homem souber usar ele se torna uma arma de persuasão, Hitler que o diga! O poder é algo almejado que quando se tem ninguém deseja perde-lo, Rubem Alves possui um aforismo que diz: “O poder é um pássaro que não abandona o poleiro”.
O problema é que a ambição pelo poder é tão nociva como o câncer, que vai matando você aos pouco, vai destruindo você de dentro para fora. O poder causa uma metamorfose, essa palavra no grego é metamorphosis, que significa “uma transformação de dentro para fora”.
As pessoas que entram nessa etapa de transformação começam a refletir, como seria se estivesse assumindo determinada posição, á principio são idéias valiosas que poucos têm, usam a sua genialidade como nunca, idéias renovadoras que podem beneficiar a todos. Logo depois a transformação vai se processando, e o individuo quer tirar da frente aquilo que ele “acredita” que pode ser obstáculo para ele, então ele usa sua inteligência para ganhar a todos aqueles que pode lhe servir como aliados, e não são pessoas fracas são pessoas fortes e influentes que podem influenciar toda a massa, a transformação continua, ele deixa de ser o que era antes, e se camufla nos pensamentos dos seus aliados para não os perderem, mesmo que o que ele tenha em mente não seja do interesse de ninguém, a metamorfose se concluiu com ele voando sobre a cabeça de todos. E todos tendo que olhar de baixo para cima.
Só que tem um problema e quero ilustrá-lo com um exemplo bem conveniente. Na Costa Rica existe uma espécie de lagarta que vive semanas, mas, quando passa pelo processo de metamorfose a borboleta vive só dois dias. Eu quero dizer quem tem ambição pelo poder vive pouco e acaba só. Em Provérbios 16: 18 diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda”.
Quem passa por este processo de metamorfose depois que se transforma não pode voltar atrás, é um processo irreversível. Quantos homens sucumbiram com suas ambições, ficando sozinho sem absolutamente ninguém ao seu lado? Infelizmente o homem prefere o poder, a ser quem é de verdade e cultivar uma amizade sincera. O poder é um assassino de caráter.
Nesta reflexão encerro com Rubem Alves: “as pessoas mais cheias de boas intenções, quando têm o poder e o dinheiro na mão, esquecem-se delas. Ficam deslumbradas com o poder e passam a pensar só nelas mesmas. O poder e o dinheiro as corrompem” ¹
______________________
¹ Texto de Rubem Alves; Política para Crianças.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário