segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A ignorância é sinônima de escravidão.

A ignorância é uma “atitude que, não sabendo utilizar as suas capacidades racionais, engana-se de seus conhecimentos, tomando por verdade o que não passa de uma opinião falsa ou incerta e expondo-se a ilusão e ao erro”. Com esse conceito de ignorância percebemos que a ignorância em si é uma condição moral. O filosofo Emanuel Kant (1728 á 1804) via a ignorância como menoridade, termo que ele usa para afirmar a incapacidade do homem de fazer uso do seu próprio entendimento para ele, o homem esclarecido é aquele que se liberta da menoridade.
Com isso eu acredito que o homem esclarecido é um homem livre. Contudo existem fatores que aprisiona o homem o tornando escravo da ignorância, vou usar a idéia deste filosofo. Para Kent o esclarecimento (que aqui eu entendo como liberdade da ignorância), “é nada além do que liberdade – e o mais puro de tudo isso é, fazer uso publico da razão em qualquer assunto.” Mas Kent vê que existe um outro lado da moeda que é a privação do uso da liberdade com a idéia do “não questione”, “não pense diferente”(grifo meu).
Dentro destes pressupostos kentianos, que na realidade é bem mais complexo do que eu exponho aqui, quero falar que a ignorância é mazela da humanidade, isso porque os homens permanecem iludidos acreditando em algo que na realidade é um erro miserável, tornado-se por assim dizer acorrentados a hipocrisia da sociedade, economia e mesmo sendo uma pessoa com um espírito religioso como eu, que possuo pressupostos ortodoxos, não negarei que a religião muita das vezes tem o papel de bola de ferro no tornozelo da humanidade, o individuo é proibido de pensar em nome de um ideal, que se mascara com a beleza, mas que na verdade não tem nada de belo, o que eu quero dizer é que o esclarecimento é a conquista de autonomia, quantos homens que se dizem autônomos estão presos a hipocrisia.  
Recentemente um autor de um blog conhecido no nosso município foi alvo de criticas pejorativas, por expor o seu pensamento referente a gestão do município, isso sem duvida é o resultado da ignorância, primeiro não usaram de mesmo nível para expor pensamento, segundo defenderam um erro, porque? Respondo: Tudo isso em nome de um ideal, vou le dizer o que é ideal, o pensamento idealista nega a realidade em nome de um ideal, vou dar um exemplo; criamos uma idéia de um município perfeito, sem descriminação, sem diferenças sociais, uma gestão sem nenhum erro, totalmente perfeita, quando a realidade é outra, o idealismo acredito eu, que faz parte da ignorância, é a falta de liberdade do indivíduo, pois ele está condicionado, preso a pensar e enxergar o que ele acredita não a realidade.
Portanto; o homem deixa de ser ignorante, quando ele passa a enxergar a realidade e passa a si posicionar referente a ela, o que mais me deixa angustiado é que muitos homens com alta capacidade de refletir, decidem permanecer na escravidão da ignorância.
____________________
Referencia: O que é esclarecimento, artigo publicado em 1784 por; Emanuel Kent.                     


Um comentário:

  1. Seu texto ficaria bem mais envolvente se passasse por uma revisão ortográfica.

    ResponderExcluir