
Realmente ele é tudo isto, que é além de nós, mas como sabemos de Deus se Ele não faz parte de nossa realidade? Como um ser infinito torna-se parte da nossa existência finita? Nós vivemos em tempo e espaço, estamos presos a isto, mas Deus não, Ele atemporal, Ele esta separado da criação como um ser independente e auto-existente. Então, como sabemos de Deus? A resposta é porque Ele também faz parte da nossa realidade, isto é Ele é imanente sua presença e seu poder esta dentro da criação.
Os escolásticos afirmavam que “não sabemos o que Deus é em Seu Ser essencial, mas podemos saber algo da sua natureza, daquilo que Ele é para nós, como Ele se revela em seus atributos divinos”. Lutero falava repetidamente de Deus como Absconditus (Deus oculto), em distinção dEle como Deus Revelatus (Deus Revelado). Deus realmente é incompreensível, pelo fato de que nosso razão jamais compreenderá daquilo que não é e não faz parte da nossa realidade. O apostolo Paulo escreveu em 1 Corintios 2: 15: Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente. Isso implica que toda tentativa de se entender Deus, ou de se explicar o Ser Divino é limitada a Ele próprio, ou seja, tudo do que pode se entender de Deus é dado por Ele próprio, por isso que o Deus que está além de nós ao mesmo tempo está perto de nós.
Isso faz de Deus o que Ele é, se pudéssemos compreender Deus totalmente Ele não seria Deus, e se Ele não fizesse-se presente em nossa realidade, jamais poderíamos entender o que é belo, o que é bom, o que é justo e o que é santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário