terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Algo que você precisa saber sobre a sociedade pós-moderna.

Alguns teóricos falam em pós-modernidade para se referirem a crise do capitalismo e do socialismo entre o fim da 2° Guerra Mundial (1939-1945) e o inicio da década de 50.  Atualmente a pós-modernidade é entendida em duas perspectivas: como anti-modernidade e como sobre-modernidade. A pós-modernidade como anti-modernidade é um movimento de descontinuidade – uma ruptura completa com todos os postulados da Era Moderna; considerando os pressupostos e teses desta como mitos e profetizando sua descentralização e ruína. A pós-modernidade como sobe-modernidade, entretanto, considera os aspectos positivos da modernidade, suas conquistas e projetos. Contudo, procura corrigir seus excessos fazendo uma critica aos mitos da modernidade, isto é, do progresso do avanço tecnológico e cientifico como necessários a uma existência mais feliz na terra. O modernismo, como se entende, rompeu com a Idade Media e se opôs à estética tradicional e à metafísica clássica. O pós-modernismo, por outro lado é eclético, pluralista e mistura tendência opostas.
Como crise de nossa contemporaneidade, afeta na raiz a consciência religiosa e teologal da cristandade. Mais que um desafio, a era pós-moderna é um movimento de descontinuidade da modernidade que não pode ser ignorado, mas compreendido e avaliado segundo a cristocêntrica. A Igreja deve está firme e forte para permanecer leal a verdade de Cristo e negar está filosofia, vejamos por que:  
1. Uma filosofia que nega Deus e leis absolutas: Nossa época é marcada pela negação de Deus, pois o pensamento esta voltado para o homem (antropocentrismo) a idéia é; o homem está sempre melhorando e progredindo, sendo assim o homem não precisa de uma força que o diga o que fazer, pois “o homem é a medida de todas as coisas”. Isso leva a outro grande problema não havendo Deus, tudo é permitido, sem Deus não existe leis morais e absolutas que regem a mundo, o homem cria suas próprias leis, ele define sua moralidade, o que o homem é, é o que ele aceita do tempo e cultura. Este tipo de idéia não é de agora, porém a cada dia que se passa nas escolas, nas academias Deus têm sido deixadas de lado, as leis morais absolutas tem se tornado coisa do passado com a idéia do relativismo.
2. Uma filosofia que nega os conceitos de “certo” e “errado”: No movimento filosófico pós-moderno, o conceito de certo e errado é uma questão de escolha pessoal. Tudo se reduz ao relativismo, o certo e o errado é simplesmente uma questão de cultura e sociedade, não existe um padrão moral universal. Certo para mim pode ser errado para você, e errado para mim pode ser certo para você, isso é lamentável para nosso tempo, a conduta do ser humano é definida por ele mesmo, um exemplo disso é que a sociedade já tem aceitado certas praticas que a muito tempo eram vistas como praticas totalmente condenáveis.
3. Uma filosofia do politicamente-correto: O pós-modernismo é marcado por uma conduta de se aceitar qualquer posicionamento, sem ser questionado. Toda idéia filosófica, pratica religiosa pode ser tolerada, isso porque os pós-modernos entendem o mundo de forma plural ou seja existe uma diversidade no mundo e está diversidade ela deve ser aceita. Tudo bem, realmente existe uma diversidade no mundo, mas o problema dos pós-modernos é que não há um posicionamento contrario a nada, tudo é aceito. Isso não é tolerância; tolerância – do latim telerantia do verbo tolerare  que significa suportar. É uma atitude de respeito aos pontos de vista dos outros e de compreensão para com suas eventuais fraquezas.  
A definição acima não invalida a opinião própria com relação a filosofia e a fé de um individuo, essa atitude dos pós-modernos não significa uma atitude politicamente correta.
Poderia falar muito mais sobre esse movimento, porém fico com estes pontos que acredito que é suficiente esse movimento tem levado aos que a adotam a ter um estilo de vida egocêntrica e hedonista. Como egocentrismo a falta de interesse pelo outro é algo comum  no século XX e uma conduta hedonista vem da doutrina filosofica hedonismo “segundo a qual o prazer individual e imediato é o supremo bem da vida”. O melhor símbolo de hedonismo pós-moderno é o consumismo, que envolve quatro atitudes básicas como finalidade última da vida: ter, comer, beber e folgar.
A Igreja de Cristo não pode ser corrompida por um pensamento assim, a sociedade pós-moderna é uma realidade que a Igreja não deve fazer parte em praticas, o mundo não é o padrão da Igreja.
____________________________
Fonte: BENTHO, Esdras Costa. Humanismo pós-moderno um desafia á educação cristã. Ensinador Cristão. Ano 6 – n° 23, p. 49-50  
    
                
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário