segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Antiga Religião Mesopotâmica.

Os povos da Mesopotâmia eram povos que viviam entre os dois grandes rios o Tigre e o Eufrates, que por sinal o termo Mesopotâmia significa entre rios, estes povos eram politeístas (acreditavam na existência de vários deuses). Na concepção destes povos, os deuses poderiam praticar coisas boas ou ruins com os seres humanos. Os deuses da religião mesopotâmica representavam os elementos da natureza (água, ar, sol, Terra e etc...).
Diversas cidades possuíam seus próprios deuses, Marduque, por, exemplo, era o deus protetor da cidade da Babilônia, na época do reinado de Hamurabi. Em função do domínio desta cidade sobre a Mesopotâmia, este deus passou a ser mais importante de toda a região.
A deusa que ganhou bastante importância na Mesopotâmia foi Ishtar. Os mesopotâmicos também acreditavam na existência de heróis, demônios e gênios e praticavam adivinhações e mágicas.
Eles construíram as Zigurates, espécie de templos em formato de pirâmides, e acreditavam que os deuses habitavam estas construções. Segundo os estudiosos a religião mesopotâmica pode ser considerada uma religião astral, pois provavelmente ela surgi da contemplação das estrelas e dos planetas e suas movimentações no firmamento, portanto contendo um forte elemento de mitologia astral, baseado em teorias desenvolvida por estudiosos sumérios, postulando que os poderes divinos estavam representados nos planetas e nas estrelas, e que tais poderes superiores deveriam ser seguidos pelas hierarquias de poderes na terra.             
Vejamos os principais deuses:
Enlil - deus do vento e das chuvas.
Shamach- deus sol.

Ishtar - deusa da chuva, da primavera e da fertilidade.

Marduque - deus protetor da cidade da Babilônia.

 Anu - deus do Céu.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário