sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A ESPERANÇA EM MEIO AOS SOFRIMENTOS.

Muitos pregadores têm mostrado um Evangelho que esconde a realidade da vida, que realidade é está? A realidade dos sofrimentos. Apresentando uma vida cristã longe da possibilidade dos sofrimentos, quando a realidade é outra, a própria bíblia mostra que muitos homens de Deus sofreram por causa do evangelho que pregavam, muitos morreram no primeiro século por causa do evangelho, os assim chamados mártires, sem falar os mártires contemporâneos como os cristãos que vivem em países que o evangelho é proibido, não podemos deixar de falar de casos de cristãos que são assaltados, mortos por bala perdida, acometidos de doenças e etc...
Está é uma realidade real que não pode deixar de ser mostrada, pois não podemos enganar o homem sem Deus, da realidade da vida, podemos revelar claro, a graça de Deus que é o sustento da vida de qualquer um que esteja debaixo dela. Por isso vamos analisar o Salmo de numero 13 que nos mostra a esperança que devemos ter em Deus em meio aos sofrimentos da vida.
Salmo 13
1 Até quando, ó Senhor, te esquecerás de mim? para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
2 Até quando encherei de cuidados a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando o meu inimigo se exaltará sobre mim?
3 Considera e responde-me, ó Senhor, Deus meu; alumia os meus olhos para que eu não durma o sono da morte;
4 para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, em sendo eu abalado.
5 Mas eu confio na tua benignidade; o meu coração se regozija na tua salvação.
6 Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.
Este é um Salmo davidico, conhecido como Salmo de suplica. O que o tipifica é a expressão; Até quando? Que aparece quatro vezes no verso um e dois.
Não se sabe aos certo o seu contexto histórico, mas é provável que foi escrito no período em que Davi foi perseguido por Saul ou Absalão.
ESTRUTURA DO SALMO.
I. Este salmo esta dividido em três partes, cada uma das partes corresponde a um estagio da experiência de Davi.
Primeira parte (VS 1- 2): Uma parte que mostra o conflito de Davi em meio ao momento de tribulação, a expressão; Até Quando? Está presente quatro vezes no texto.
Essa primeira parte mostra a inquietude em meio a perseguição (tribulação), o desejo ansioso pelo fim de tamanha luta.
Segunda parte (VS. 3- 4): Está parte é a oração de Davi, ele recorre a Deus, pois percebe a realidade de que caindo nas mãos dos inimigos não haverá escape algum.
Terceira parte (VS. 5 - 6): É uma expressão de esperança, mesmo estando passando por um momento de conflito e de angustia, ele lança sua confiança em Deus. Ao confiar, Davi vê que o momento que esta vivendo é uma permissão de Deus e que Ele mesmo a de trazer o escape a sua vida, trazendo um sentimento que glorifica a Deus (v. 6) pois todas as coisas é para sua gloria.  
APLICAÇÃO:
I. Este Salmo ensina que a angustia e a tristeza faz parte da realidade daquele que passa por tribulação. Não podemos deixar escapar esta realidade da vida que é um sentimento inevitável, que revela o momento que estamos vivendo, a angustia dependendo da situação não pode ser controlada, é também uma forma de por para fora tudo que estamos sentido na alma. Davi faz uma pergunta a Deus expressando o seu estado emocional; “Até quando encherei de cuidados a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia?” (v.2).
II. Este salmo também ensina que a suplica e a petição a Deus é a válvula de escape e uma forma de pedir socorro a Deus em momentos de tribulação. Deus é um Deus de graça e misericórdia, tudo que Ele faz é perfeitamente bom,  recorrer a Ele sempre é a melhor saída.
III. Por fim aprendemos por meio deste Salmo que a esperança em meio a tribulação é gerada por meio da confiança na graça de Deus, graça está que esta presente até mesmo na tribulação, e até mesmo quando expressamos nossa angustia, sabendo que Deus assim como permitiu a tribulação Ele findara, pois “tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8: 28).   
Conclusão:
Podemos dizer que a realidade é algo inevitável, mas a graça de Deus sempre a de nos sustentar, dando a nós o auxílio necessário e a oportunidade de ver o Senhor em meio as lutas que se apresentaram no decorrer da nossa vida cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário