quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O MAL DA SOCIDADE RELATIVA.

Hoje tudo é relativo... Você já parou para pesar o perigo desta afirmação? Pois bem o pensamento relativo parte de uma atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas e científicas) elas variam de acordo com a época, ou seja o relativismo questiona o absoluto, afirmando que não existe uma verdade própria que  rege o mundo, a realidade ele é plural. Ian C. Jarvie sociologo, diz que o relativismo é a "Postura segundo qual toda avaliação é relativa a algum padrão, seja qual for, e os padrões derivam de culturas."

O relativismo realmente é algo muito atrente, e que de certo ponto tenta da uma esplicação a esta realidade plural que vivemos, mas a pluralidade não inavalida a unidade, o problema aqui é como se entende a pluralidade, o conceito subjacente que do termo pluralidade é usado na modernidade, pretende desconstruir, a verdade absoluta de conceitos, ideias e principios que sejam validos em qualquer lugar e qualquer tempo. Não que eu negue a realidade plural do mundo, se entendermos pluralidade como divercidade, neste ponto uma socidade diverge da outra porque ela é plural, o perigo esta nesta relatividade moral que se fundamenta na falsa ideia da “pluralidade” que esta sendo inserida na socidade.

Não quero aqui ser preconceituoso mas quero dar um exemplo comum para nosso contexto, não era algo comum e aceitavel ver o relacionamento de pessoas do mesmo sexo, hoje já se briga por isso, é comum ver relacionamento homossexual na midia, como a socidade reage a isso hoje? Da mesma forma de antes? Talves o relativismo afetou a mente da socidade provocando o sentimento do “isso é comum”, “isso é normal”, mas não era normal antes, porque é hoje?

Se nós continuarmos com a mente relativa e não aceitarmos um padrão unico de moral que nos proteja do absudo, veremos velhos de 66 anos com crianças de 12 anos ou ate menos, porque? É a opsão dele, e devemos aceitar porque a moral muda é ralativo, o que é errado para você e certo para mim e vice versa. Cuidado com a sociedade relativa.

Um comentário:

  1. Parabens Romário um blog voltado para um estudo profundo sobre a historia da teologia e seus pensadores. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir