sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DEFENDENDO A IGREJA DAS FALSAS DOUTRINA; EXPOSIÇÃO DE 1 TIMOTEO 1: 3-20

Paulo em At 20: 28-31 havia advertido a Igreja de Éfeso  á se manter vigilante contra os falsos mestres que poderiam penetrar no meio da Igreja e perverter a “sã doutrina”. Pois bem isso acabou acontecendo, Timóteo foi enviado a Efesó para organizar a Igreja e combater esses falsos mestres.
I. A necessidade de corrigir a doutrina falsa (1: 3-11).
(i) No verso 3 Paulo apresenta a missão de Timóteo, que era advertir a algumas pessoas que “não mais ensinem doutrinas falsas”, a expressão grega  que Paulo usa é “heterodoxa” (heterodoxa) que significa, “radicalmente diferente” ou seja as doutrinas que estavam sendo pregadas em Efeso era diferente daquilo que o apostolo tinha ensinado.
(ii) Timóteo estava encarregado de combater esses mestres heréticos que se caracterizavam por:
1. Ensinar falsas doutrinas e inverdades (6: 3).
2. Pregar mitos Judaicos (Tt 1: 14).
3. Assumir-se como mestres da Lei (v. 7)
4. Ensinar praticas ascéticas² (4: 3)
5. Fazer uso da posição para obter lucros pessoais ilícitos (6: 5).
6. Pregar historias mentirosas acerca da origem do povo judeu (4: 7).
7. Orgulho e Arrogância (1: 7; 6:4).
8. Promover polêmicas com finalidades escusas (v. 6;  2Tm 2: 23).
(iii) E Paulo estava preocupado porque alguns haviam caído nos laços dos hereges (v. 6)
(iv) Talvez essa falsa doutrina que incomodava a Igreja de Efeso, tinha bases na Lei de Moises, talvez fosse uma espécie de judaísmo herético (judaizantes). Paulo apresenta a Timóteo o objetivo da “Lei” (vs. 8-11). Ele declara que “a Lei é boa”, mas se for usada de forma adequada (v.8). Ela não foi feita para os justos, mas para os pecadores (v. 9). Paulo esta querendo dizer que a Lei e necessária para trazer convicção do pecado (Gl 3: 24), a Lei não é repressão necessária para um Justo, ou seja um cristão que já demonstra preocupação e lealdade à mesma. Paulo instrui a Timóteo que a Lei serve para ensinar e julgar os ímpios e não induzir a condenação dos Justos. E este é o Evangelho que Paulo ensinou e que ensina.
(v) Timóteo estava incumbido de impedir que esta falsa doutrina avançasse no seio da Igreja de Éfeso.
II. A Experiência e Doutrina de Paulo (1: 12-17)
(i) Paulo apresenta seu exemplo para demonstrar a eficácia da graça de Deus, ele é a prova do amor e misericórdia de Deus que pode transformar o mais vil dos pecadores em um homem santo para sua gloria (At 9: 4; 22: 4, 5, 19; 26: 10,11; 1Co 15: 9; Gl 1: 13; Fl 6: 6).
(ii) Paulo não se gloriava de si mesmo, ele não se esquecera de quem ele era, mas glorificava o Deus que o redimiu (v. 12) essa era a eficácia do evangelho que ele pregava (v. 11, 15). Paulo encerra seu testemunho da eficácia da graça com a expressão “Rei dos séculos” (v. 17). Traz-nos uma idéia de “O único Rei vivo e capaz de Redimir”. Alguém que nunca enxergará a decadência ou abandono dos seus escolhidos; alguém que não se pode ver, mas que opera em todos os lugares; alguém que possui sabedoria acima de qualquer criatura, inclusive o homem; alguém que deve ser respeitado, honrado e glorificado para sempre.
III. Dever imposto a Timóteo (1:18-20)
(i) Paulo inicia dizendo que Timóteo não foi colocado ali por mera escolha humana ou por uma simples indicação, mas Paulo levou em consideração as “profecias” referente a Timóteo  (v. 18). Em relação a estas profecias, era acerca da sua notável liderança cristã, que foram entregues muito antes da sua ordenação formal ao ministério, durante a Segunda Viagem Missionária de Paulo (1Tm 4: 14; At 16: 3).
(ii) Paulo orienta a Timóteo o que ele deveria fazer ali em Éfeso, que era “combater o bom combate”. Que bom combate era esse? Ele responde no verso 19, que era preservar a fé verdadeira, está era a missão de Timóteo em Éfeso.
(iii) No verso 20 ele cita o exemplo de dois homens que “naufragaram na fé”. Estes eram Himineu que decidiu seguir sua própria teologia, e pregava que a ressurreição já havia ocorrido (2Tm 2: 17-18) e o outro era Alexandre, que era um empresário crente, que havia criado muitos problemas na Igreja, e que não recebia admoestação dos irmãos (2Tm 2: 14, 15). A estes Paulo foi obrigado a exercer uma severa disciplina eclesiástica, que já era mantida na Igreja (Mt 18: 17), isto era a exclusão do âmbito da proteção da Igreja, ele usa uma expressão “entreguei a Satanás” traz um sentido “disciplinados” (ensinados), por meio de sofrimentos que naturalmente o Diabo impõe ao mundo. Vala salientar que o alvo desse corretivo de Paulo era mais restaurador do que punitivo (1Co 5: 5, 13; Lc 13: 16; 2Co 12: 7). Timóteo tinha que lutar para que isso não acontecesse novamente.
APLICAÇÃO PARA A IGREJA HOJE.
1° A Igreja deve combater as falsas doutrinas e preservar a fé verdadeira.
2° A graça de Deus é suficiente para não aceitarmos qualquer forma de doutrina legalista.
3° O líder deve combater para que estas falsas doutrinas não contaminem a Igreja.
______________________________________
² (as.ce.tis.mo) Fil. 
 1  Prática da ascese para alcançar elevação espiritual
 2  Moral fundada no desprezo do corpo e das sensações físicas
 [F.: Do fr. ascétisme; ver asceta + -ismo. Sin. ger.: asceticismo.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário