domingo, 23 de janeiro de 2011

Deus por acaso é masoquista?

Algo que tem perseguido a humanidade durante muito e muito tempo é o “sofrimento”, as desventuras da vida faz com que o homem corra em busca da felicidade, e crie meios de evitá-las, mas pelo que parece seu esforço sempre tem sido em vão. Quando vemos estas catástrofes naturais que tem ocorrido no Rio de Janeiro, Santa Catarina com um resultado triste que é a morte de varias pessoas, famílias inteiras que perderam a vida, sem falar dos desabrigados, isso machuca nosso coração e com certeza para muitos existe uma pergunta; “cadê Deus?” ou “Deus é cruel, e deseja que o homem sofra?”, “Que Deus é esse que permite uma coisa como essa?” São perguntas que talvez seja a inquietação de muitas famílias nessas cidades e nós que acompanhamos as noticias em algum momento fazemos as mesmas perguntas. Neste artigo quero apresentar alguns pontos, que nos trará conforto a tantas desventuras:
1. Tudo se começa na fonte de todo o mal: Deus sem duvida é um ser bom e perfeito e tudo o que Ele faz esta de acordo com sua natureza, “Compreendes o equilíbrio das nuvens, e as maravilhas daquele que é perfeito nos conhecimentos;” (Jó 37: 16) a sentença dada a cada etapa da criação é que a criação era boa e perfeita “...E viu Deus que era bom.” Isto indica perfeição, a natureza estava em perfeita harmonia quando criada. Deus criou o homem perfeito, sem nenhum motivo que o trouxesse sofrimento (Gn 1: 26-27). Quando o homem pecou algo aconteceu; “Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.”   (Gn 3: 6). Este texto narra o pecado consumado pelo o homem e pela mulher, agora veja a conseqüência deste pecado; “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.”  (Gn 3: 16-17).
Destaquei as conseqüências que o pecado de Adão trouxe a ele, e conseqüentemente a toda a humanidade, pois Adão era o representante de toda a humanidade Romanos 5: 12 diz; “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.”   O pecado é a desobediência a lei de Deus, Adão quebrou esta lei, trazendo conseqüências. Vamos destacar a ultima parte do versso 17 “maldita é a terra por tua causa”. O pecado de Adão teve conseqüências em toda a criação, trazendo uma total desarmonia a natureza, essa doutrina explica o nosso segundo ponto.
2. Os sofrimentos da vida é conseqüência do estado em que o homem se encontra: Pois bem, não é propósito de Deus que o homem sofra, porém o homem provocou seu próprio sofrimento, perceba que o homem desde o inicio nunca  aceitou seu erro, Adão lançou a responsabilidade a Mulher e a Mulher serpente (Gn 3: 12-13), por isso é muito comum em meio ao sofrimentos dizemos que Deus é o culpado. A filha de Billy Graham em uma entrevista depois de perguntarem "Como é que DEUS teria permitido algo horroroso assim acontecer nos EUA, dia 11 de setembro?” Anne Graham deu uma resposta extremamente profunda, ela disse:
"Eu creio que DEUS ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos nós temos dito para DEUS não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas.

Sendo um cavalheiro como DEUS é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que DEUS nos dê a Sua bênção e Sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?"
(ver o restante da entrevista no site; http://www.arcaonline.com.br/)
Nunca aceitamos que para nossas escolhas nunca envolvemos Deus, mas para nossos sofrimentos Deus esta em “primeiro lugar”.
3. Deus nunca nos enganou dos sofrimentos da vida: As Escrituras Sagrados, que é a regra de fé e pratica dos cristãos, não é um livro de auto-ajuda como muitos pensão que seja, ela revela a Pessoa de Deus que se revelou na historia e a condição humana e solução, e nos mostra que o homem esta em uma condição que lhe traz sofrimento,  mesmo até professando a fé que a Bíblia fundamenta ele não esta livre de aflições, Jesus declarou “No mundo, passais por aflições” (Jo 16: 33).
Com estes três pontos concluo afirmando que Deus não é masoquista e que não ama o sofrimento humano, sem duvida o homem ele é o responsável pelo seu próprio sofrimento o sofrimento e o resultado dos seus atos, voltando aqui para estas catástrofes será que teria morrido tanta gente se tivesse evitado construir casas nestes locais de risco, ou se evitasse o acumulo de lixo nas ruas, se o governo estivesse investido num programa de prevenção bem antes das épocas das chuvas. Pelo que me parece o homem é que é masoquista.      
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário