terça-feira, 29 de março de 2011

A amizade é para poucos.

Uma bela amizade sem duvida é algo que preenche a nossa alma. É muito comum ouvirmos no púlpito a frase; “não existe amigos, a não ser o melhor amigo; Jesus”, claro, quem pode ser comparado a Jesus? Mas a questão é como essa frase é entendida, muitos citam esta frase deixando a entender que não existe amizade verdadeira entre os homens, eu particularmente não concordo com isso, mesmo embora tendo muitas decepções nessa área.
Muitos pensadores pensaram sobre a amizade. Aristóteles que viveu 350 anos antes de Cristo falou sobre a amizade em uma de suas obras chamada Ética a Nicomaco. “Dois amigos são uma mesma alma, vivendo no mesmo corpo.” Em outro lugar ele cita; “A amizade é uma virtude, e é coisa mais necessária á vida”, outra citação diz; “Sem amigos ninguém escolheria viver, ainda que houvesse outros bens”.
Quando se fala de amizade na filosofia não podemos deixar de citar Epicuro (341-270 a. C) o grande filosofo da amizade. Em Sentenças Principais ele diz; “De todos os bens que a sabedoria nos faculta como meio de obter a nossa felicidade, o da amizade é de longe a maior”. Filósofos mais recentes, não se esqueceram de falar na amizade. N. Grimald (1549-1562) poeta inglês se expressou; “De todos os presentes que um mortal humano pode querer, que tesouro maior do que a amizade pode ele ter?” Eu diria que a amizade é uma necessidade humana, quem pode dizer que vive sem amigos? Ser amigo é desejar o bem do outro, mesmo que a amizade acabe ser amigo é falar a verdade, ser amigo é está presente, até mesmo nas horas mais difíceis. E a bíblia mostra um exemplo muito belo de amizade, é a amizade de Lucas e Paulo.
Na carta de II Timóteo no capitulo quatro versículos nove a dezoito (devo lembrar que quando Paulo escreve está carta ele certamente já estava esperando o julgamento, que provavelmente foi o ultimo, sendo decapitado por Nero talvez no ano 64 d. C.), o apostolo neste texto faz referencia á uma serie de pessoas, um tal de Demas (v. 10), que na epistola de Filemom Paulo o cita como cooperador, mas aqui ele faz questão de dizer que esse Demas o abandonou, como também cita um tal de Crescente e Tito, o primeiro foi pra Galácia o segundo para Dalmácia. Paulo fala de um tal de Alexandre, o latoeiro (v. 14), esse causou muitos problemas, Paulo o cita em 1Tm 1: 20 o sentenciando. Paulo cita um momento muito triste em sua vida, quando muitos o abandonaram, talvez no momento em que ele mais precisava; o momento da sua defesa (v. 16), em seguida Paulo expressa o consolo do Senhor (v. 17-18).
Mas em meio a tanta desventura com as pessoas que cooperavam com ele, Paulo faz uma citação muito significativa, por mais que seja muito simples e até isenta de detalhes, no verso dez na primeira parte, ele diz; “Somente Lucas esta comigo”. Lucas era medico (Cl 4: 14). Parece que teve seu primeiro encontro com Paulo em Trôade (At 16: 6-10) onde juntos partiram para a Macedônia. A primeira cidade macedônica que eles pregaram o Evangelho foi Filipos. Há historiadores cristãos que concordam que Lucas pastoreou aquela igreja por seis anos (51 a 57 d. C). Lucas esteve com Paulo nas quatro vezes que ele foi encerrado na prisão: Jerusalém ( At 21: 17ss), em Cesáreia (At 23: 23) e duas vezes em Roma (At 28: 26; 2Tm 4: 10-11).
Muitos que acompanhavam o apostolo, de uma hora para outra o deixou, mas tudo bem, quem queria ficar com um condenado em um prisão fria sabendo que ele iria perder a cabeça? Mas existe, só um; o amigo.
 Ser amigo em horas fáceis é muito bom, mas em horas difíceis só amigos parecido com Cristo ficaram, a amizade verdadeira é aquela que está para servir, independente de que seja o momento. Lucas deixou tudo até mesmo sua profissão, para está com Paulo até o final, até o ultimo momento. Com Paulo e Lucas eu percebo que a amizade não é para todos, é também eu entendo que ter muitas pessoas ao seu redor, significa que elas um dia revelaram a verdadeira amizade.
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário