sexta-feira, 6 de maio de 2011

Política, Justiça e Decadência.

Os antigos gregos entendiam que a vida política tinha como finalidade a justiça na comunidade, cujo objetivo final era a felicidade de todos. Surgiu então à necessidade de alguém que representasse a comunidade, essa representação serviria de voz, para se alcançar o objetivo comum de todos. O que deveria regular o andamento desse representante, acredito eu, que é a justiça, a justiça é o ideal de todos. Ou pelo menos deveria ser.
Acredito que a justiça é o regulador da moral política, o termo é usado para fazer valer a igualdade de todos, sem justiça não haveria igualdade, e o representante quando aplica a justiça a sua política ele não pensa em si próprio, mais no beneficio de todos, para chegar ao objetivo coletivo que é a felicidade comum. Nós escolhemos os nossos representantes porque queremos uma sociedade melhor que proporcione o nosso bem estar, isso sem duvida deveria pesar na consciência de todo representante, porém, a política se encontra em decadência, o motivo é simples, a falta de justiça.
O povo quando vê a injustiça logo procura fazer justiça, o político injusto se depara com o povo clamando por justiça, mas um político injusto ri dos clamores do povo, porque ele não se preocupa com o povo, para ele não passam de marionetes que nas campanhas ele brinca como se fossem seus brinquedinhos.
A política sem justiça torna-se decadente, o povo chora e o representante ri, o povo perde o sono e o político dorme com os bolsos cheios de dinheiro. Sabe por quê? Porque o povo também não é injusto. Nos dias de elegermos nossos representantes, o individuo que faz parte do povo não pensa coletivamente, mas individualmente quebrando o principio regulador da política, a justiça. Ora se a justiça é para a comunidade, porque eu só penso em justiça para mim e não para todos?  A política começa a sua decadência a partir daí, o povo que elege o representante por motivos pessoais, depois estão nas praças, nos bairros, nas esquinas, chorando o leite derramado, e o representante rindo da cara de todos, porque foram eles mesmos que o colocaram no poder. E ele fica só lembrando-se das pessoas que ele comprou nos dias das eleições.
Nós sairemos da decadência quando pensarmos em justiça, não depois das eleições quando o  político injusto começar a fazer sua falcatruas por debaixo dos panos e nós para “sermos justos” para demonstrarmos justiça gritamos “JUSTIÇA!!!”, “JUSTIÇA!!!”
Não da mais para agüentar está política decadente que rege a mente do povo e do representante, poderíamos ser mais inteligentes e pensar mais coletivamente para construímos uma política sadia, que segue o principio original justiça para todos.   
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário