quinta-feira, 26 de maio de 2011

O dilema do pós-moderno.

Já é muito comum no meio acadêmico e social a idéia de que não existe verdade absoluta, pois bem esse é o conceito da sociedade pós-moderna, isso tem implicado de tão grande forma para a cultura do nosso país, que estamos assistindo as mudanças morais, éticas científicas e sociais que não levam mais em conta verdades que antes eram tidas como responsáveis pela conduta do ser humano.
A marca da pós-modernidade é essa negação de uma verdade universal. Os pós-modernos são desconfiados de qualquer tipo de forma racional e lógica. Eles especialmente não gostam de discutir a verdade em termos proporcionais claros, isso porque não gostam da clareza e inflexibilidade requerida para lidar com a verdade na forma proposicional, são flexíveis a qualquer tipo de “verdade” e aceitam de forma amigável qualquer tipo de posição que se afirme como verdadeira.
A forma mais simples de qualquer verdade é a proposição, o ponto de partida do pós-moderno é o seu desprezo por qualquer alegação a verdade. A verdade não é absoluta para o pós-moderno, pelo fato de que a verdade é relativa, ela se encontra em qualquer forma de pensamento, não existe uma negação a essa verdade, pois ela não é universal, mais plural e ela esta de conformidade com a cultura que se desenrola no decurso da historia.
John MacArthur Jr, em um artigo intitulado “A pós-modernidade e a Lógica”, com muita propriedade afirmou:
para manter a ambigüidade e a maleabilidade da “verdade” necessária para a perspectiva pós- moderna, proposições claras e definitivas devem ser rejeitadas como um meio de expressar a verdade...”  
Então para o pós-moderno a verdade está onde ela se apresente rejeitando toda preposição. Mas, entramos em um dilema aqui. A verdade sendo concebida pela pós-modernidade como plural, sem preposições, isso não seria já uma preposição formulada pelo seu pensamento? Não havendo verdade absoluta, isso já não seria uma verdade absoluta? Dizer que não existe verdade, não seria usar de preposição?
A preposição usada pela pós-modernidade é a idéia de uma negação de uma verdade universal (absoluta). Com certeza esse deve ser um dilema pra o pós-moderno, negar a sua negação. O que negar afinal de contas, que não existe verdade absoluta ou negar a verdade da negação da verdade?  Pense nisso.     
             

Um comentário:

  1. Acho q a principal afirmação da pós-modernidade é esta: não há verdade A PRIORI, uma verdade anterior a esta existencia. Se há uma verdade absoluta, ela está na natureza?

    ResponderExcluir