terça-feira, 17 de maio de 2011

O que me define: minha reputação ou meu caráter?

É uma pergunta que muitas vezes é feita na direção errada. Perguntamos quem somos para o outro, estamos tão preocupados com o que os outros enxergam em nós. Muitas vezes colocamos mascaras e nos escondemos por traz delas, escondemos a nossa realidade para correspondermos as exigências externas, ou sendo mais especifico queremos viver de aparências para satisfação do outro, mas qual é a nossa realidade? O que somos de verdade?
Queremos sempre ter reputação diante de todos, mas será que a nossa reputação corresponde ao nosso caráter? Será que nossa reputação não é apenas uma ilusão de palco, uma apresentação teatral que só nos trará pequenos momentos de aplausos, e só. Diante disso fica a questão, será que a nossa reputação define o nosso caráter? O caráter é na verdade o que define a nossa reputação. Mas, nem sempre a nossa reputação corresponde ao nosso caráter, essa é a verdade. Você pode ser conhecido como um bom orador, um bom político, um bom professor e etc. Mas o que isso tudo fala de quem você é de verdade, você pode ser um bom orador só para se destacar, e passar por cima dos outros, ou um bom político que na verdade usa a política para se auto beneficiar, ou um bom professor que na verdade, só tem conhecimento teórico, mas não tem interesse nenhum na vida moral e ética dos seus alunos. Então a reputação não passa de uma mascara.
Muitos homens acabam se frustrando na vida, pois não tem caráter e só procura usar a mascara da reputação, se perdem na quilo que quer, que os outros enxerguem. Acredito que quando os homens de caráter acabam em algum dia caindo eles conseguem se levantar, porque eles não perderam nada, só o equilíbrio. Mas, quando os homens de reputação caem, eles não conseguem se erguer, pois perderam as mascaras, todos passam agora a enxergá-lo como ele é de verdade, inclusive ele próprio passa ver quem ele é, ai a decepção é bem maior, isso porque nunca aceitaram que a sua vida era um teatro, e como tetro não poderiam errar. A grande diferença dos homens de caráter é essa, eles sempre aceitaram que um dia, mais cedo ou mais tarde cairiam.
William Hersey Davis, escrevendo uma comparação sobre caráter e reputação, diz: “As circunstancias na qual você vive determina sua reputação. A verdade na qual você crê determina o seu caráter. Reputação é o que pensam a seu respeito. Caráter é quem você é. Reputação é a sua fotografia. Caráter é a sua face. A reputação fará de você rico ou pobre. O caráter fará de você feliz ou infeliz. Reputação é o que os homens dizem a seu respeito no dia do seu funeral. Caráter é o que os anjos falam de você perante o trono de Deus.”   
Se as pessoas soubessem olhar para o caráter de um individuo, elas nunca seriam enganadas, e viveriam seguras no mundo, o problema é que a reputação é algo mais visto, pois está no lado de fora, o caráter é muito sutil, e só aparece em pequenos detalhes.                   

Um comentário: